Por esses dias o presidente Obama disse que não podemos esperar uma reforma da lei migratória até 2010. Isto gerou desespero e desânimo na comunidade imigrante, já que todos têm esperado uma mudança na lei desde a última legalização já há mais de 8 anos. O que torna esta situação particularmente difícil de aceitar é que Obama ganhou a eleição presidencial em parte porque prometeu, dentre outras coisas, um caminho para a legalização dos milhões de pessoas indocumentadas. Também a morte do senador Kennedy levou alguém que deu grande força à reforma migratória. Isto, unido à crise econômica neste país, faz com que a esperança pareça distante. Apesar desse quadro triste, creio que tenho algumas sugestões concretas para oferecer.
Quantos de vocês são ou conhecem pessoas que entraram pelo México e estão casados com cidadãos americanos ou têm um empregador que lhes quer ajudar? Muitas pessoas nessa situação conversam com advogados que lhes dizem que, do jeito que está a lei agora, não tem nada que pode ser feito. Estes são os que têm sorte. Os menos afortunados acabam procurando pessoas desonestas que só tomam seu dinheiro e, às vezes, acabam colocando o imigrante no processo de deportação.
Mesmo assim, agora é tempo de pedir a ajuda de cidadãos americanos de boa vontade que conhecem imigrantes que estão aqui sem status legal e que os ajudariam se pudessem. Até agora, o povo tem contado com organizações que falam de procurar uma legalização, mas procuram os seus próprios interesses e estão mais interessadas em ver gente indo a passeatas para elevar o nome das suas organizações do que de conseguir alguma coisa que beneficie de fato os imigrantes pelos quais dizem se preocupar. É tempo de vocês, imigrantes, começarem a agir por vocês mesmos.
Eu sei que há brasileiros que agora são cidadãos americanos e residentes lendo este artigo. Vocês se lembram da trilha que tiveram que caminhar para conseguir esses benefícios tão importantes. E muitos de vocês receberam ajuda nesse processo! Não se esqueçam dos seus irmãos e irmãs que trabalham duro para sustentar as famílias deles enquanto vivem com medo de serem pegos pelos agentes de imigração. Muitos de vocês têm amigos ou colegas no trabalho que são americanos ou residentes. Há tantos empregadores e americanos em geral que amam os brasileiros. Vocês não acham que eles os ajudariam, se pudessem? Eles não ligariam para seus deputados e senadores pedindo uma reforma da lei se soubessem que isso faria a diferença? Já perguntaram a eles? Muitos trabalham duro e, em vez de ler este artigo, caem na cama esgotados por outro longo dia de trabalho. Porém, o único jeito de mudar esta triste situação é ficar informados e trabalhar para que uma reforma aconteça.
Residentes e cidadãos: liguem para seus senadores e deputados. Em Massachusetts podem descobrir quem são eles indo no site http://www.wheredoivotema.com e coloquem seu endereço. Comentem isto com seus amigos. E quando liguem, não só digam que apóiam uma mudança na lei; contem sua história, ou a história do seu amigo que veio pelo México e foi deportado deixando aqui a esposa e os filhos. Contem para eles sobre o trabalhador que vocês gostariam de empregar mas não podem porque a lei não o autoriza. Se um grupo suficientemente grande de pessoas ligam para aqueles que fazem as leis, podemos conseguir algo. Vamos começar a nos movimentar.